g2h

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Exercício de Aspectos demográficos, políticos, sociais e econômicos, com ênfase nos Tigres Asiáticos, China e Japão

1) (GV) Os países conhecidos como Tigres Asiáticos, que se destacam por uma grande pujança econômica, caracterizam-se, basicamente, por:


 a) exibirem elevados índices de produção de petróleo e aço.

 b) serem altamente industrializados, porém muito dependentes de matérias-primas.

 c) apresentarem economia baseada no setor primário com emprego de numerosa mão

de obra.

 d) apresentarem elevada produção industrial destinada essencialmente ao mercado interno.

2) Pode-se afirmar que no território chinês existem duas Chinas. Sobre as disparidades regionais entre essas duas realidades, podemos afirmar que:


 a) A porção Oriental é extremamente rica e a Ocidental é extremamente pobre, em virtude de fatores exclusivamente naturais.

 b) A China Ocidental é mais rica e industrializada que a Oriental, em virtude da adoção de medidas nessa região que a tornaram independente do restante do país.

 c) Os avanços na China Oriental devem-se à implantação, nessa região, das ZPEs (Zonas de Proteção às Exportações), ao contrário da China Oriental, que vive, por opção do governo chinês, em uma economia basicamente agrária e estagnada.

 d) A China Ocidental é a grande responsável pelo crescimento chinês, porque nela foram adotados os valores culturais e econômicos do capitalismo ocidental.

3) (PUC) A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:


 a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses.

 b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro.

 c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul.

 d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus.

 e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

4) Sobre as questões demográficas do Japão, é correto afirmar:


 a) Em função dos impactos da Segunda Guerra Mundial, o Japão é um dos países do mundo com menor número de idosos.

 b) O desequilíbrio entre o envelhecimento da população e as baixas taxas de fertilidade tem causado sérios problemas na balança de pagamento do sistema previdenciário do país.

 c) Apesar de possuir uma população significativamente alfabetizada, o Japão não figura entre as nações do mundo com elevado IDH.

 d) A queda no crescimento populacional japonês é responsável pela baixa densidade demográfica apresentada nas principais cidades do país nos dias atuais.

5) (UEMT) “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram os entraves das condições iniciais.” O texto melhor se aplica:


 a) ao Japão.

 b) à Índia.

 c) a Israel.

 d) ao Reino Unido.

 e) ao Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares