g2h

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE METROPOLIZAÇÃO

 QUESTÃO 1

Assinale o conceito abaixo que melhor define a expressão “metropolização”:


a) Designa a formação de uma cidade, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.


b) É o mesmo que urbanização.


c) É o processo de constituição de expansão de uma metrópole e sua área de influência.


d) Representa o fenômeno em quem uma região metropolitana exerce influência sobre outra.


e) Caracteriza o processo de redução no crescimento de uma metrópole em detrimento do crescimento de pequenas e médias cidades.



QUESTÃO 2

(UNIFESP)


No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:


a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.


b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.


c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.


d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.


e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.



QUESTÃO 3

(PUC-SP)


É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:


a) não são aglomerações tão grandes como as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.


b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.


c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.


d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.


e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.



QUESTÃO 4

O termo “metropolização” desvela o processo de constituição da metrópole, hoje, um processo que contempla a extensão da constituição da sociedade urbana traduzida enquanto prática socioespacial. Nesta dimensão a reprodução ganha um sentido prático – revela-se no plano do vivido e do lugar, ao mesmo tempo em que o modo como ocorre a articulação entre os planos do mundial e do local, pela mediação da metrópole. Esse conjunto de transformações revela as mudanças do processo de reprodução social em sua totalidade.


CARLOS, A. F. A. São Paulo: dinâmica urbana e metropolização. Revista Território - Rio de Janeiro - Ano VII – nº11, 12 e 13 - set./out., 2003. p.78.


Entre os elementos constitutivos do adensamento urbano e da metropolização, o principal é:


a) a conurbação das cidades


b) a formação de espaços globais


c) a modernização dos transportes


d) a industrialização


e) a criação de zonas e feiras de comércio



QUESTÃO 5

É o processo em que as indústrias, então concentradas em uma metrópole ou área metropolitana, migram para zonas com menores índices de adensamentos urbanos e problemas a eles relacionados. Essa “fuga” de empresas propicia o crescimento de metrópoles regionais e, principalmente, das chamadas Cidades Médias. Com isso, ocorre igual migração de mão de obra para essas regiões, resultando na queda no crescimento das grandes cidades do país.


O fenômeno acima descrito é chamado de:


a) migração cidade-campo


b) conurbação


c) distribuição acumulativa


d) desmetropolização


e) terceirização da produção industrial





RESPOSTAS

Questão 1

A metropolização é o processo em que uma região metropolitana se forma. Ela ocorre quando há uma centralidade em torno de uma grande cidade, assim chamada de metrópole. A metropolização está diretamente relacionada à urbanização, mas não é o seu sinônimo, pois nem toda urbanização representa a formação e expansão de uma metrópole.


Letra C.



Questão 2

a) Incorreto – a formação e crescimento das cidades médias não são consequências da metropolização, mas sim da desmetropolização.


b) Correto – a metropolização resultou na formação de grandes metrópoles nacionais, com grandes centros populacionais.


c) Incorreto – Belo Horizonte, ao menos por enquanto, não é uma cidade mundial. Além disso, os investimentos nessas cidades ocorreram, principalmente, ao longo do século XX e não no século XXI.


d) Incorreto – as megacidades brasileiras são Rio de Janeiro e São Paulo, ou seja, elas não estão dispersas, mas concentradas em uma única região do país.


e) Incorreto – as metrópoles regionais são consequências da metropolização, porém elas não se constituíram como megacidades.



Questão 3

a) Incorreto – muitas das metrópoles brasileiras são tão grandes ou até maiores que as de outros países. São Paulo, por exemplo, está entre as maiores cidades do mundo.


b) Correto – as configurações das metrópoles são, justamente, a de formar uma região metropolitana que exceda os limites municipais, favorecendo uma dinâmica de inter-relações econômicas entre várias cidades.


c) Incorreto – há, realmente, uma inviabilidade de se administrar cidades de grandes portes em países subdesenvolvidos. No entanto, isso não impediu a aglomeração de grandes centros urbanos no país, fruto das concentrações econômicas e populacionais.


d) Incorreto – o Brasil possui dezenas de metrópoles. A urbanização brasileira foi puramente metropolitana, ou seja, formada a partir da constituição de metrópoles e suas regiões de influência.


e) Incorreto – há, de fato, um processo de metropolização em curso. Mas isso significa que o crescimento das metrópoles tem sido menor, o que é diferente de dizer que elas não estejam crescendo ou estão encolhendo suas populações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares