g2h

quarta-feira, 23 de março de 2022

Arte Rupestre

 Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas em rochas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre.


Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.). Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré-colombianas da época do Neolítico (de até 8.000 a.C.).


Essas imagens podem ser vistas em todos os continentes e provavelmente surgiram após o aparecimento de objetos artísticos móveis, como utensílios e esculturas em pedras, ossos, chifres, etc.


A idade exata das imagens ainda é um mistério, haja vista que apenas 5% delas são datadas com precisão.


A datação por carbono, o método mais comum, pode levar a erros se a amostra for contaminada. Assim, as explicações para essas criações também não são consensuais.


Todavia, afirmam que ao menos há 30 ou 40 mil anos o ser humano adquiriu a capacidade intelectual e artística para criar símbolos. Isso permite o conhecimento dos hábitos e da cultura dos povos da antiguidade pelos pesquisadores modernos.


Principais características da Arte Rupestre

As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados.


Tipos de Arte Rupestre

Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em gravuras rupestres e pinturas rupestres.


A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.


Gravura rupestre localizada na Pedra do Ingá, Paraíba (Brasil)

Ademais, é preciso salientar que o nome dado ao tipo de arte encontrada no interior das grutas e cavernas recebe o nome de arte parietal, sendo portanto uma "vertente" da arte rupestre.


A arte rupestre geralmente possui a técnica e a temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos.


Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador.


Materiais Utilizados na Pintura Rupestre

Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.


Técnicas e Temáticas da Arte Rupestre

As primeiras técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos em pó sobre elas, a fim de obter a silhueta das mãos.


Mais tarde, outras formas de representação surgiram até que eles dominassem elaboradas técnicas claro-escuro e pinturas policrômicas, ou seja, com várias nuances de cores distintas.

Nessa época, começam a retratar animais, sobretudo bisões, cavalos, cervos. Também é possível encontrar imagens do cotidiano, com cenas de caça, dança, luta e sexo.


A arte no Período Paleolítico

A arte no Período Neolítico

Arte Rupestre no Brasil e no Mundo

As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, foram as primeiras a serem apresentadas ao mundo oficialmente cerca de 150 anos atrás.


Após esta, outras surgiram em todo o globo. Porém, as mais preservadas e estudadas localizam-se na França e no norte da Espanha, em Portugal, na Itália, na Alemanha, nos Balcãs, no norte mediterrâneo da África, na Austrália e na Sibéria.


Arte Rupestre no Brasil

Locais no Brasil onde foram encontradas manifestações de arte rupestre:


Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí)

Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)

Cariris Velhos (Paraíba)

Lagoa Santa (Minas Gerais)

Rondonópolis (Mato Grosso)

Peruaçu (Minas Gerais)


Arte Rupestre na Europa

Algumas demonstrações de arte rupestre encontradas no continente europeu:

Caverna de Les Trois-Frères, França (pinturas rupestres do Paleolítico Superior)

Complexo de Cavernas de Lascaux, França (uma das mais conhecidas do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO)

Caverna de Altamira, Santander, Espanha (arte rupestre do período Paleolítico Superior)

Arte Rupestre do Vale Camonica, Itália (pinturas feitas na Idade do Ferro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares