Maiores bacias hidrográficas do Brasil
As bacias hidrográficas, também chamadas de bacias de drenagem, podem ser divididas em áreas maiores ou menores. Existem bacias grandes, que ocupam o território de diversos estados, mas estas podem ser subdivididas em bacias menores.
1. Bacia hidrográfica Amazônica
Com 7.000.000 de km2, a bacia hidrográfica Amazônica é a maior rede hidrográfica do mundo e um dos maiores reservatórios de água doce do planeta.
Além do Brasil, essa bacia se estende por territórios do Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Guiana. Seu rio principal, o rio Amazonas, nasce nas montanhas peruanas da Cordilheira dos Andes e deságua no Oceano Atlântico.
Essa bacia abriga a Floresta Amazônica e está localizada nos seguintes estados: Amapá, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso.
Área: 3.800.000 km2 (no Brasil)
Rio principal: Amazonas
Principais afluentes: rio Madeira, rio Tapajós, rio Negro, rio Xingu, rio Branco e rio Solimões.
Saiba mais sobre a Floresta Amazônica.
2. Bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Essa é a maior bacia localizada apenas em território brasileiro e compreende os estados do Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão e o Distrito Federal.
Essa bacia tem um importante potencial elétrico, com destaque para as usinas hidrelétricas de Lajeado e do Tucuruí. Além disso, seus rios são navegáveis e importantes para a economia local.
Área: 960.000 km2
Rios principais: Tocantins e Araguaia
Principais afluentes: rio Almas, rio Formoso e rio Paraná
Entenda o que é uma usina hidrelétrica.
3. Bacia hidrográfica do rio São Francisco
A bacia hidrográfica do rio São Francisco leva o nome desse importante rio para o nordeste brasileiro, popularmente conhecido como “velho chico”. O rio São Francisco atravessa o sertão brasileiro, a área mais seca do país.
O curso principal dessa bacia é abastecido por 158 afluentes, sendo que 68 desses rios são temporários, ou seja, secam durante um determinado período do ano.
Essa bacia está localizada nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no Distrito Federal.
Apesar da importância dos recursos hídricos para a região, as atividades agrícolas e pecuárias estão causando desmatamentos e assoreamento dos rios, prejudicando o abastecimento de água.
Área: 641.000 km2
Rio principal: São Francisco
Principais afluentes: rio das Velhas, rio Jequitaí, rio Paracatu e rio Abaeté
Entenda o que significa assoreamento.
4. Bacia hidrográfica do Paraná
A bacia hidrográfica do Paraná tem 1,5 milhões de km2 considerando suas porções na Argentina, Paraguai e Uruguai.
Com grande potencial de produção de energia, essa bacia abriga Itaipu, que foi a maior usina hidrelétrica do mundo por 21 anos e perdeu seu posto em 2003 para a Hidrelétrica das Três Gargantas, construída na China.
No Brasil, essa bacia se estende pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Área: 879.860 km2 (no Brasil)
Rio principal: Paraná
Principais afluentes: rio Grande, rio Tietê e rio Paranapanema.
5. Bacia hidrográfica do Paraguai
Essa bacia está localizada em territórios do Brasil, do Paraguai, da Argentina e da Bolívia e tem área total de 1.000.000 km2. No Brasil, está localizada nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os rios dessa bacia são navegáveis e possuem grande importância econômica para o transporte de cargas. No Mato Grosso do Sul está o Porto de Corumbá, um dos maiores portos fluviais do Brasil.
Área: 365.592 km2 (no Brasil)
Rio principal: Paraguai
Principais afluentes: rio Paraná, rio Cuiabá e rio Jaurú
6. Bacia hidrográfica do Uruguai
A bacia do Uruguai está localizada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também na Argentina e no Uruguai.
É uma bacia com grande importância para as atividades agrícolas e industriais da região e também com grande potencial elétrico, com destaque para as usinas de Salto Grande, Itá, Machadinho e Foz do Chapecó.
A bacia Platina ou bacia do Rio da Prata é formada pela união das bacias do Uruguai, Paraguai e Paraná.
Área: 365.000 km2
Rio principal: Uruguai
Principais afluentes: rio Chapecó, rio do Peixe, rio Camaquã e rio Forquilha
7. Bacia hidrográfica do Parnaíba
A bacia do Parnaíba está localizada no nordeste brasileiro e compreende os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Seu rio principal é popularmente conhecido como "velho monge".
Está localizada, sobretudo, no caatinga, um bioma de clima seco e úmido. Além das condições climáticas, a poluição e o desmatamento prejudicam o abastecimento de água para os moradores da região.
Área: 340.000 km2
Rio principal: Parnaíba
Principais afluentes: rio Parnaíbinha, rio Medonho e rio Balsas
Nenhum comentário:
Postar um comentário