g2h

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Exercícios Erosão

 1 - Como é chamado o conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que gera a desagregação de rochas e solos?


A) Laterização

B) Intemperismo

C) Erosão

D) Arenização

E) Tectonismo


Resposta: Alternativa B.  


2 - O processo de erosão apresenta diferentes escalas de análise. A movimentação de material particulado intemperizado que gera configurações de relevo específicas está corretamente descrita em:


A) separação das partículas de solo por meio do tectonismo.

B) formação de sulcos nos horizontes superficiais do solo.

C) oxidação das camadas de rocha dos aquíferos subterrâneos.

D) composição de rochas magmáticas formadas pela erosão.

E) modificação dos aspectos vulcânicos da crosta terrestre.


Resposta: Alternativa B.  


3 - Marque a opção que revela aspectos associados a esse fenômeno.

a) Ausência de "zoneamento ecológico" que delimite as culturas de acordo com as determinações do meio físico.

b) Clima tropical, excessivamente quente e úmido, que desagrega os minerais da camada superficial dos solos.

c) Expansão da policultura de subsistência, de baixo grau tecnológico, ocupando os terrenos de maior altitude e mais sensíveis à erosão.

d) Complexa e frágil constituição ecológica dos solos, tornando-os naturalmente sensíveis à erosão, independente das formas de uso.

e) Utilização de maquinaria e de formas de irrigação inadequadas às condições ecológicas, por parte das grandes empresas agrícolas.


Resposta: Alternativa E


4 - (UFAL – 2011) A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,


I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.

II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.

III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.

IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água subsuperficiais por meio do fenômeno de piping.

São corretas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.


Resposta: Alternativa C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares