g2h

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Estatística resumo

 O que é Estatística e para que serve?

Estatística é o conjunto de métodos utilizados para a coleta, apresentação (organização resumo e descrição), análise e interpretação de dados. O objetivo principal da estatística é a compreensão de uma certa realidade específica.


A estatística pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Como a Bioestatística, que é responsável por tratar de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.


São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

O que estudar em estatística?

Objetos de estudo da estatística:


Coleta, organização, sintetização e apresentação de dados;

Medição da variação e levantamento de dados;

Estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;

Aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;

Análise da relação entre duas ou mais variáveis.

Para entender o que significa estatística devemos saber que ela pode ser divida em duas: estatística descritiva e estatística inferencial.


Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Estatística com gabarito!


O que significa Estatística Descritiva?

A estatística descritiva consiste em fornecer uma descrição de qualquer conjunto de dados. Ou seja, a estatística descritiva tem como função sintetizar os dados de forma direta, se importando menos com variações e intervalos de confiança dos dados.

Como funciona a estatística?


1. Média

A média é a medida de centralidade que mescla de maneira mais uniforme os valores mais baixos e os mais altos de uma lista. Ela é o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição, e pode ser considerada o ponto de equilíbrio das frequências em um histograma.


A média é calculada através da combinação de valores de um conjunto de um modo específico. A média aritmética é a forma mais simples de calcular uma média, mas existem outros métodos, como a mediana (usada quando a distribuição de valores é mal organizada, com grandes e pequenos valores, como valores de rendimento).


2. Mediana

A mediana de um conjunto de dados é o dado que está localizado na posição central quando os dados são colocados em ordem crescente, isso se a quantidade desses valores for ímpar. Se a quantidade desses valores for par, a mediana será a média dos dois valores centrais. A mediana pode ser calculada para um conjunto de observações ou para funções de distribuição de probabilidade.


3. Moda

Moda é o valor ou valores que aparecem mais frequentemente, ou seja, o “valor mais comum”. O termo moda refere-se ao uso popular, significando o objeto que se está usando muito no tempo presente. A moda não é necessariamente única, ao contrário da média ou da mediana. Ela é bastante útil principalmente quando os valores não são numéricos, e a média e a mediana podem não ser bem definidas.

4. Desvio Padrão

Desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação existe com relação à média. Um valor baixo de desvio padrão significa que os dados tendem a estar próximos da média; um desvio padrão mais alto indica que os dados estão espalhados por uma gama de valores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares