g2h

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Volume do prisma

 Prisma é um sólido geométrico tridimensional formado por duas bases congruentes e paralelas e por quadriláteros que ligam essas bases, que são suas faces laterais. O volume dos prismas é definido com base no princípio de Cavalieri e é uma medida que se relaciona com a quantidade de espaço que esses sólidos geométricos ocupam. Para calcular o volume de prismas, é necessário conhecer a área de uma de suas bases (AB) e sua altura (h). A fórmula para o volume é:


V = Ab·h


O princípio de Cavalieri e o cálculo de áreas


O princípio de Cavalieri é uma das formas de mostrar que o volume de um prisma pode ser calculado pela fórmula acima. A ideia desse princípio é cortar os sólidos geométricos em fatias que não possuam profundidade. Depois, somam-se as áreas de cada uma dessas fatias para obter o volume do sólido geométrico que foi recortado.


Definindo o volume do cubo de aresta 1 como 1 cm3, podemos usar o princípio de Cavalieri para mostrar que a fórmula dada acima vale para todo prisma e para alguns corpos redondos.


Formalmente, esse princípio pode ser enunciado da seguinte maneira: se, em dois sólidos, todo plano secante e paralelo a um plano qualquer determina figuras geométricas de áreas iguais, os volumes dos dois sólidos são iguais.


Exemplos


1º) Qual é o volume de um cubo de aresta 14 cm?


Para calcular esse volume, basta encontrar a área da base do cubo e depois multiplicar o resultado pela altura, que é igual à aresta. A área da base de um cubo é igual à área de um quadrado cujo lado é igual à aresta do cubo:


AB = l2 = 142 = 196


O volume é determinado por:


V = Ab·h


V = 196·14


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares