g2h

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Exercício de localização, regionalização e características do espaço natural na Europa

 1) (CEFET – PR) A Europa é um continente pequeno em relação ao grande número de países que o compõem. É extremamente fragmentado em termos geopolíticos, tendo um grande número de países minúsculos. Verifique as alternativas a seguir que abordam aspectos físicos e socioeconômicos desse continente e identifique a INCORRETA.


 A) É formada por países considerados mais urbanizados, mais industrializados, mais desenvolvidos, como Alemanha, França, Inglaterra, norte da Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Áustria, Suíça, Dinamarca e os países escandinavos ─ Suécia, Noruega e Finlândia. Encontram-se também países menos desenvolvidos, menos industrializados, como Portugal, Grécia e os ex-socialistas.

 B) Na região da Renânia, no noroeste da Alemanha, encontra-se a maior concentração industrial desse país, sendo também a principal área industrial da Europa. Os principais complexos urbano-industriais são: Essen, Düsseldorf, Colônia, Dortmund, Aachen, Buisburg, Bonn, etc. Além de uma forte indústria de base ─ siderurgia e metalurgia ─, ali estão instaladas também indústrias químicas, refinarias de petróleo, indústrias têxteis, alimentícias e outras.

 C) Na França, a presença do carvão mineral e do minério de ferro, no norte e no nordeste do país, mais a garantia do abastecimento de matérias-primas e do mercado consumidor, representada por um grande império colonial, favoreceram a industrialização sistematizada a partir da segunda metade do século XIX.

 D) O Reino Unido é composto por Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Inglaterra. A ilha da Grã-Bretanha é uma ilha de solo ácido e pouco espaço para agropecuária.

 E) Na Itália, enquanto o Sul é uma região desenvolvida e de alta renda per capita, o Norte do país chamado “Mezzogiorno” é uma região pobre, subdesenvolvida, com baixa renda per capita, sobretudo na Sicília. A base social e econômica do norte é o latifúndio, produtos de itens agrícolas, especialmente cítricos e azeitonas.

2) (CEFET – PR) As alternativas a seguir referem-se aos países de destaque da economia Europeia. Identifique a que está INCORRETA.


 A) O território inglês encontra-se em situação privilegiada dentro da Europa: tem fronteira com o Atlântico, o Mediterrâneo e o Mar do Norte – três portas de entrada e saída, fator importante e estratégico para o desenvolvimento econômico.

 B) Na Alemanha, as reservas de ferro são pequenas, e apresentam baixo teor metálico. As jazidas estão apenas no nordeste e sudeste da antiga RFA. Por isso a Alemanha é grande importadora de ferro da Suécia e do Brasil.

 C) Na Alemanha, o relevo sofre uma inclinação do Sul para o Norte. No sul, observamos a região dos Alpes Bávaros – área originalmente coberta pela Floresta Negra resultante do clima temperado, com atividades de extrativismo vegetal e reflorestamentos.

 D) O relevo da França apresenta as seguintes características: no norte, dominam as planícies sedimentares – é o relevo de Paris; no sul, os Montes Pirineus – separando a Península Ibérica. No sudeste, os Alpes – com seu ponto culminante, o Monte Branco. Entre as duas cadeias montanhosas, um grande maciço – o Maciço Central Francês.

 E) A Península Itálica é pouco maior que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo juntos. Suas cidades são antigas e históricas, guardando ricos monumentos, o que torna o país uma das maiores atrações turísticas de todo o mundo.


3) Analise as alternativas sobre os aspectos físicos da Europa e marque (E) para as alternativas erradas e (C) para as corretas.


a) O território europeu está localizado, em sua maior parte, na zona climática temperada do norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

b) Com área de aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados, a Europa possui a maior extensão territorial entre todos os continentes.

c) Na Europa está localizado o menor país do mundo, o Vaticano, com extensão territorial de 0,44 quilômetros quadrados.

d) O tipo de relevo predominante no território europeu são as planícies, com altitudes médias de 340 metros.

e) A Escandinávia é uma região geográfica da Europa, cuja localização é a porção leste desse território, e os países integrantes são: Rússia, Ucrânia e Romênia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares