g2h

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Conceito de átomo

 Do latim atŏmum, um átomo é a quantidade menor de um elemento químico com existência própria, considerada indivisível. O átomo é formado por um núcleo com protões e neutrões e por vários electrões orbitais, cujo número varia consoante o elemento químico.


O átomo também é denominado como sendo a partícula fundamental, graças à sua característica de não poder ser dividido mediante processos químicos. A partir dos séculos XVI e XVII, com o desenvolvimento da química, a teoria atómica começou a avançar com certezas que, até então, eram impossíveis de obter.


Os químicos viriam a descobrir que qualquer líquido, gás ou sólido se podia descompor em vários elementos ou constituintes últimos (por exemplo, cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O). Foi John Dalton quem demonstrou que os átomos se uniam entre si de acordo com certas proporções definidas.


Não é possível visualizar um átomo. O conhecimento que se tem sobre ele foi obtido por meio de, por exemplo, experimentos químicos e relacionado com aspectos matemáticos comprovados pela ciência.


Muitas tecnologias foram aperfeiçoadas e outras foram desenvolvidas devido a evolução do conhecimento dobre os átomos.


De acordo com John Dalton, toda a matéria é formada por átomos (partículas diminutas desses) e na natureza há um número finito de átomos.


Voltando agora à definição inicial, o núcleo atómico é portanto composto por protões e neutrões. Os protões têm uma carga energética positiva, ao passo que os neutrões não apresentam qualquer carga. A diferença entre os vários elementos químicos é dada pela quantidade de protões e neutrões dos respectivos átomos. Por outro lado, a quantidade de protões contidos no núcleo de um átomo é conhecida sob o nome de número atómico.


Por tanto, um átomo é composto basicamente pelos seguintes elementos:


– Prótons: pequenas partículas positivas que compõem o átomo;


– Elétrons: partículas com carga negativa;


– Nêutrons: partículas que não possuem carga e tem a função de diminuir a repulsão entre os prótons no núcleo do átomo;


– Núcleo: região do átomo onde ficam os prótons e os nêutrons;


– Orbitais atômicos: tem a função de determinar a localização de cada elétron no átomo, ou seja, essa é a região onde há maiores chances de encontrar um elétron.


– Níveis de energia ou camadas eletrônicas: são camadas que giram ao redor do núcleo do átomo e que abrigam os elétrons. Existem sete níveis de energia, os quais são representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q;


– Subníveis de energia: tratam-se de regiões onde residem os orbitais. Essas regiões estão presentes em todos os níveis e são representadas por uma letra como s, p, d e f.  E cada subnível possui uma quantidade de elétrons, por exemplo: subnível s = 2 elétrons; subnível p = 6 elétrons; subnível d = 10 elétrons.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares